Notícias

28/09/2017 09:42

Sintep/VG Realiza etapa Municipal do X Encontro Estadual de Educação do Sintep/MT

Na quarta-feira (27/09)  em Várzea Grande, foi realizada a primeira Etapa Municipal do X Encontro Estadual de Educação do Sintep/MT, que vai debater o tema “O desafio da  construção de uma Escola Unitária nos contexto das relações de Trabalho. A segunda etapa acontecerá na próxima quarta-feria, dia  04 de outubro,

Durante a primeira etapa, o Secretário de Assuntos Educacionais da CNTE e presidente da Subsede do Sintep de Várzea Grande, Gilmar Soares  inciou os debates com a análise de conjuntura refletindo sobre a realidade de ataque aos direitos trabalhistas, à previdência e à escola pública. No caso da escola pública, a mesma está sofrendo por parte de governos golpistas que fazem de tudo para promover o fracasso da escola que atende a maioria dos estudantes para submetê-la à logica da mercadoria e do lucro.

Como exemplo, o presidente do Sintep/VG lembrou que nossas cidades estão abarrotadas de anúncios de graduações em faculdades particulares, na modalidade à distância, em que a figura do professor está sendo subtraída das salas de aulas e sendo substituídas por monitores de televisão ou computador.

No caso da Educação Básica, a reforma do ensino médio materializa o ataque dos empresários sobre o serviço da educação. Querem terceirização das atividades fins e meios, sem se preocupar com a qualidade do ensino.

Em  Mato Grosso, segundo o professor da  E.E. Jaime Verissimo de Campos Jr (Jaiminho), Diego Vinicius  do Nascimento, o Programa Escola Plena, nome dado às Escolas de Ensino Médio Integral, catalisam todas intenções da Reforma Privatista do Ensino que apenas almeja lucros. Ou seja, implanta-se projetos para melhoria da aprendizagem, mas as ações prometidas às escolas pela Seduc não se realizam, ou seja, são esquecidas pelo governo.

O professor Diego Vinicius  do Nascimento, em sua  reflexão revela uma face obsura da Escola de Período Integral implantada pelo Governador Pedro Taques. Segundo ele, com a redução do número de alunos .a ser atendido pela escola, necessariamente, pela seleção dos estudantes que necessitam trabalhar, ficam de fora da escola tempo de integral, falseiam uma das realidades que eleva a nota do IDEB dos estudantes.

O professor Gilmar ainda falou da proposta de Escola Unitária que o Sintep/MT defende aquela que promove a formação humana, política, social e cultural. Já o professor Diego alertou que temos que ter cuidado com o discurso de em qualquer situação é possível promover o conhecimento. Com esse falso discurso, a realidade de infraestrututra da escola é deixada de lado pelo governo que não assegura o direito à educação à maioria da população

Fechando a primeira etapa do encontro, o professor Juscelino Dias Moura, apresentou um balanço das lutas do sindicato pelo reenquadramento da educação no município. Informou também que a direção da subsede tem buscado assegurar no orçamento municipal a provisão orçamentária para que a prefeitura possa providenciar o pagamento de forma parcelada aos educadores.

Segunda etapa Municipal do X Encontro Estadual

A segunda etapa Municipal do X Encontro Estadual de Educação do Sintep/MT acontecerá na próxima quarta-feria, dia  04 de outubro, às 
 17h,  na Escola Estadual Jaime Verissimo de Campos Jr (Jaiminho). Inscrições abertas na subsede do Sintep/VG, pelo telefone 3682.2263.


SEDE DO SINTEP-VG

Redes Sociais

Sintep VG

SINTEP/VG - Travessa Pedro Pedrossian, n.º 27
Bairro Centro - Aeroporto CEP. 78110-355
Fone 3682.2263
sintepvg@terra.com.br
contato@sintepvg.org

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo