Notícias

16/10/2017 16:04

Debate sobre escola unitária encerra X Encontro Estadual Educação

A “Escola Unitária de Gramsci, o trabalho como princípio educativo e o desafio para a organização escolar” foi o tema do painel que encerrou o X Encontro Estadual de Educação do Sintep/MT, neste sábado (14). O painel teve como palestrantes a professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mônica Ribeiro, e o professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Leonir Boff. Em três dias, o evento reuniu, em Cuiabá, mais de 600 educadores e educadoras de seis estados.

Para Leonir Boff, existem três grandes desafios para os educadores que necessitam de atenção, especialmente na atual conjuntura. A formação, ou seja, se pensar em uma formação superior para que os educadores tenham dimensão da sua participação na classe trabalhadora; a construção da escola unitária, que também precisa de recursos públicos; e a organização do currículo, para a formação integral do ser humano.

Mônica Ribeiro relembrou um pouco da trajetória de Gramsci e sua tese de que todo trabalho, por mais mecânico que seja, exige esforço intelectual. Nesse sentido a professora enfatizou a necessidade de se posicionar contra a escola alienante e na defesa das pessoas e de se colocar no lugar do outro.

No encerramento, os educadores aprovaram uma Nota contra Criminalização da luta dos estudantes e contra a perseguição política a estudantes e servidores na Universidade Tecnológica e Federal do Paraná.

Assessoria Sintep/MT


SEDE DO SINTEP-VG

Redes Sociais

Sintep VG

SINTEP/VG - Travessa Pedro Pedrossian, n.º 27
Bairro Centro - Aeroporto CEP. 78110-355
Fone 3682.2263
sintepvg@terra.com.br
contato@sintepvg.org

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo