Notícias

26/01/2018 08:29

Comunidade e Sindicato evitam fechamento da Escola Estadual Manoel Gomes

A notícia inesperada do fechamento da Escola Estadual Manoel Gomes, localizada no Bairro Manga em Várzea Grande, anunciada no dia 12 de janeiro, gerou  angustia e incerteza para toda a comunidade escolar, que buscou o apoio do Sintep/MT para lutar para alterar a medida antidemocrática da Secretaria de Estado de Educação Esporte e Lazer de Mato Grosso (SEDUC/MT)

Foram várias reuniões com pais, mães, lideranças do Bairro. A direção do Sintep/VG colocou a estrutura à disposição da escola e da comunidade: Foram várias horas de carro de som convocando a população para defender a escola, encaminhamento de ofícios às autoridades e mobilização da imprensa, através da assessoria de comunicação do Sindicato.

A luta não foi em vão

Na quarta-feira (23/01), o CDCE - Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar participou de audiência com o Secretário Marcos Marrafon,  intermediada pelo Deputado Estadual Allan Kardec. Na audiência, o Secretário se propôs  visitar a escola, na tentativa de encontrar uma solução para o não-fechamento da escola. E, hoje, quinta-feira (25/01), compareceu na escola e foi recebido por avós de alunos, pais (ex-alunos) e alunos para defender a escola que serve a comunidade há mais de 50 anos. 

O presidente do Sintep/VG, professor Gilmar Soares Ferreira, novamente, compareceu e reafirmou a disposição do Sindicato em defender o não fechamento da unidade escolar. O professor Gilmar questionou a forma que a Seduc informou a comunidade sobre a medida, ressaltando a disposição de luta dos pais, alunos, professores e funcionários pela manutenção da escola de portas aberta no Bairro da Manga,

O secretário Marcos Marrafon  disse que a palavra do Governador Pedro Taques era para abrir e não fechar escolas e, informou a reabertura das matrículas. Além disso, apresentou à  comunidade  a proposta de mudança do regime de funcionamento da escola, de escola parcial para o regime integral.

Na avaliação da direção do  Sintep/VG  a medida atende as necessidades da comunidade. A  maioria dos presentes aprovaram a iniciativa, mas ficou definido que a equipe da Seduc irá passar as informações necessárias para o desenvolvimento do novo regime na escola.

A comunidade ainda reivindicou que a Seduc abrisse matrícula na Escola para as crianças de 5 anos, uma vez que o Único Centro Municipal de Educação Infantil é insuficientes para atender a demanda do Bairro.  O Secretário de Educação se comprometeu a em debater a questão com a prefeitura municipal de VG e estudar uma forma de estabelecer uma parceria para oferta à educação infantil.

De acordo com o diretor da Escola Manoel Gomes, Albertino Jose da Silva Cruz, explica que o movimento de garantir o funcionamento da escola também serviu para mostrar a união da comunidade. Ainda destacou a importância do apoio do Sindicato que além de disponibilizar  estrutura para mobilizar a comunidade e a imprensa esteve presente em todos os momentos. O professor também agradeceu o esforço Deputado Estadual Alan Kardec (PT), presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de MT, que fez mediação junto a Seduc/MT.


SEDE DO SINTEP-VG

Redes Sociais

Sintep VG

SINTEP/VG - Travessa Pedro Pedrossian, n.º 27
Bairro Centro - Aeroporto CEP. 78110-355
Fone 3682.2263
sintepvg@terra.com.br
contato@sintepvg.org

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo