Notícias

25/03/2018 11:57

Baixada Cuiabana se reúne para etapa regional da Conape

Educadores de Várzea Grande e dos demais municípios da Baixada Cuiabana, que fazem parte da regional Oeste I do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), participaram na quarta-feira  (28.03) da etapa Regional da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape). No evento, foram analisadas as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e os impactos dos cortes no orçamento da União para a Educação.

De acordo com o secretário das redes municipais do Sintep/VG, Juscelino Dias Moura, a etapa regional é um momento importante diante desse cenário de golpe e rompimento implantado pela políticas ilegítimas de Michel Temer, ao qual não interessa o fortalecimento de uma educação pública, laica, democrática, inclusiva, crítica e de qualidade socialmente referenciada. "Portanto, cada etapa se  constitui em  instrumento de resistência e de muita luta contra o golpe político", afirma o professor Juscelino.

Diretor da regional Oeste I, Ricardo de Assis, lembrou os participantes da importância de cada etapa nesse processo de resistência ao desmonte da Educação Pública. "O debate tem como objetivo fornecer informações para que possamos fazer sugestões, propostas de emendas e proposições que irão para o debate estadual e depois nacional. E cada um e cada uma é importante nessa construção".

"O PNE é o melhor Plano construído até então, pois foi feito a partir de duas conferências com a participação de diferentes setores da sociedade. Tentam deslegitimar o Plano Nacional de Educação e temos que fazer resistência à essa situação, levando os debates para o chão da escola, onde essa discussão precisa ser feita", explicou a secretária de Políticas Educacionais do Sintep/MT, Guelda Andrade.

O movimento para a realização da Conape ocorre em todo o país e é uma chamada popular para se debater a Educação e o instrumento que deve ser usado para melhorá-la, o Plano Nacional de Educação. As etapas municipais e regionais em Mato Grosso são preparativos para a fase estadual, que ocorre nos dias 6 e 7 de abril, no Sintep/MT, em Cuiabá. Já a Conape, com representantes do Brasil inteiro, será realizada entre os dias 24 e 26 de maio, em Belo Horizonte (MG).

Com a informações da Assessoria Sintep/MT


SEDE DO SINTEP-VG

Redes Sociais

Sintep VG

SINTEP/VG - Travessa Pedro Pedrossian, n.º 27
Bairro Centro - Aeroporto CEP. 78110-355
Fone 3682.2263
sintepvg@terra.com.br
contato@sintepvg.org

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo