Notícias

05/09/2018 23:04

Profuncionário para TDI poderá ter novas turmas em projeto piloto

Dos oito municípios com potencial de demanda para formação de funcionários de escolas, que participaram das reuniões junto ao Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), em Cuiabá, apenas quatro confirmaram a oferta (Lucas do Rio Verde, Ribeirão Cascalheira, Pedra Preta e Canarana. Ponte e Lacerda e Diamantino declinaram da proposta, ficando Confresa, São Félix do Araguaia para confirmar o convênio de formação para Técnicos de Desenvolvimento Infantil (TDI), no Profuncionário.
Segundo o argumento dos representantes dos municípios desistentes, a justificativa é a falta de recursos. A mesma que subsidiou o IFMT para cancelar a oferta da formação para o curso superior. “Apesar do cancelamento não iremos descartar nem mesmo a parceria com o IFMT, mas se for necessário levaremos a proposta para a Unemat, UFMT, vamos dialogar para concretizar essa continuidade de formação”, afirmou o secretário de funcionário do Sintep/MT. Klébis Marciano. 
Quanto aos encaminhamentos feitos sobre a formação em nível médio ficou definido que os municípios terão o prazo até a segunda quinzena de outubro para tramitação dos projetos de lei, autorizando o convênio para o Profuncionário. E até novembro 2018, o grupo que está à frente da discussão, terá a incumbência de elaboração a proposta pedagógica do curso. A previsão de início das aulas está projetada para o primeiro semestre de 2019.
Participaram da reunião representando do Sintep/MT, o vice-presidente do Sindicato, Valdeir Pereira; a secretária de Políticas Educacionais, Guelda Cristina; a secretária adjunta de Assuntos Jurídico, Tânia Jorra, além do secretário de funcionários. Pelo IFMT, o pró-reitor, Carlos Câmara e a coordenadora Adjunta do Profuncionário, Tatiane Regina Alves da Cunha; além dos e das secretárias de educação dos municípios (Pedra Preta- Maria da Cruz Martins de Arruda; Lucas do Rio Verde - Cleusa Marquezan de Marco; Ribeirão Cascalheira - Osmarina Vieira dos Santos).

Assessoria/Sintep-MT


SEDE DO SINTEP-VG

Redes Sociais

Sintep VG

SINTEP/VG - Travessa Pedro Pedrossian, n.º 27
Bairro Centro - Aeroporto CEP. 78110-355
Fone 3682.2263
sintepvg@terra.com.br
contato@sintepvg.org

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo