Notícias

21/09/2018 14:40

Sintep/MT reafirma a Semana em Defesa da Educação e apresenta calendário de atividades

Desde de ontem (17.09) ocorre em todo o Brasil a 19ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública. Conforme orientação da Confederação, o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) reafirma a convocação aos profissionais da educação de Mato Grosso para a realização da agenda de atividade nos respectivos municípios, até 23 de setembro.

Com o tema “Pensar em educação é pensar no Brasil: nosso futuro depende do seu voto”, a semana tem como objetivo promover a reflexão sobre o projeto de sociedade que se quer ter implementado no país. E a escolha dos/as candidato/as nas eleições 2018 será fundamental.

A iniciativa da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) está na 19ª edição e ganhou uma data especial em 2018, quando foi transferida de abril para setembro. “Os ataques a Educação e a direitos sociais trazidos com as contrarreformas dos governos federal e estadual, precisam ser revogadas nas urnas e, no caso da reforma da Previdência, impedida. Por isso, alterar a data da Semana para o período pré-eleitoral foi estratégico para despertar a população contra as propostas de candidatos que desrespeitam a soberania popular”, alerta a presidente do Sintep/MT, Jocilene Barboza.

Conforme propõem o material disponibilizado pela CNTE, é necessário um olhar sobre temas como Reforma Política; Reforma da Educação; A defesa da Democracia e Paulo Freire; Reforma Tributária/ Reforma Agrária (Des) Emprego. E mais, cobrar dos candidatos e candidatas que se comprometam com as defesas da Educação assinando uma Carta Compromisso.

Em Mato Grosso, o Sintep/MT já fez a orientação aos profissionais e a cobrança do compromisso com a Educação aos candidatos ao governo do estado, durante o Encontro Extraordinário de Educação, dias 14 a 16 de setembro. Dos cinco candidatos ao pleito, três compareceram. Destes, dois assinaram a Carta Compromisso e um, representado, levou o documento para análise do candidato. Dois não compareceram.

A CNTE esclarece no documento disponibilizado para as escolas, que o desafio mais urgente consiste em garantir dignidade à maioria do povo brasileiro. “Estamos vivenciando as eleições mais instáveis, após a redemocratização do país. É preciso que a sociedade se envolva nos debates e elaborem e reelaborem o senso crítico e façam as cobranças para os candidatos que estão colocados como representantes do povo”, conclui a presidente do Sintep/MT.


SEDE DO SINTEP-VG

Redes Sociais

Sintep VG

SINTEP/VG - Travessa Pedro Pedrossian, n.º 27
Bairro Centro - Aeroporto CEP. 78110-355
Fone 3682.2263
sintepvg@terra.com.br
contato@sintepvg.org

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo