Notícias

18/09/2019 16:44

Sintep/VG promove seminário sobre a reforma do ensino médio

Estão abertas as inscrições para o Seminário para debater a Reforma do Ensino Médio que está sendo implementada em Mato Grosso e no Brasil. 

O evento, promovido pela Subsede do Sintep/VG, com apoio da Direção Regional (Professor Ricardinho) e da Direção Central, será realizado no dia 14 de outubro, no auditório do Sintep/MT, em Cuiabá. 

Segundo o professor Juscelino Dias de Moura, presidente do Sintep/VG, o seminário tem por objetivo proporcionar um espaço para reflexão e debate sobre Reforma do Ensino Médio. 

“Ocorre que a Reforma do Ensino Médio foi imposta de forma autoritária pelo governo impostor de Michel Temer e seu conteúdo, de caráter limitador de acesso ao currículo pleno, é pouco conhecido. Tampouco as pessoas conseguem medir o impacto para formação dos estudantes e para as condições de trabalho, assim que a reforma for implementada”, explica o professor Juscelino. 

A reforma do ensino médio vai flexibilizar a matriz curricular e permitirá que o estudante escolha uma área de conhecimento para aprofundar seus estudos, entre outras alterações. O novo modelo depende da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cuja última versão para o ensino médio ainda está em elaboração pelo MEC. 

O Seminário terá como palestrante o doutor em Educação e professor emérito da Universidade Federal de Goiás (UFG), Luiz Fernandes Dourado, e como debatedores representantes do SINTEP/MT, CNTE, UFMT, IFMT, UEE/MT. Eles abordarão temas como marco regulatório da reforma, desafios para as redes estaduais e os preparativos para a implementação das mudanças. 

O Evento é direcionado à comunidade escolar: pais, estudantes, professores e funcionários da educação, com o intuito de discutir sobre questões que permeiam a prática profissional no cotidiano e as questões que afetam a formação dos estudantes.

"Como a Reforma do Ensino Médio precisa ser aprovada em âmbito estadual (Conselho Estadual de Educação), e posteriormente ser implementada pela SEDUC e pelas escolas, há que nos preocuparmos como pais, mães, profissionais e comunidade escolar, quais os riscos que a reforma apresenta. E mais, precisamos conhecer quais são as necessidades que nossos filhos tem e como nossas escolas precisam assegurar o atendimento de suas necessidades”, acrescenta o professor Gilmar Soares, um dos organizadores do seminário.

As inscrições para o Seminário "A Reforma do Ensino Médio" podem ser feitas no Sintep/MT, pelo telefone3682-2263 ou pelo emailsintepvg2@gmail.com 

Cada unidade escolar poderá inscrever para participar do Seminário: 3 profissionais (entre docentes, gestão, coordenação) mais 2 estudantes, preferencialmente que estão cursando o 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º e 2º anos do Ensino Médio, que serão diretamente atingidos pela reforma. 

A escola deve proceder a escolha dos representantes e encaminhar para o Sindicato, conforme quadro abaixo até o dia 09/10 (quarta-feira):

NOME  UNIDADE ESCOLAR  CEL/ZAP SEGMENTO
 O1        
 02        
 03        
 04        
 05        

SEMINÁRIO SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO

Inscrições no Sintep/VG ou pelo telefone 3682-2263

Data: 14 de outubro (segunda-feira)

Horário: 07:30 às 16:00 horas.

Local: Auditório do Sintep/MT (Rua Mestre João Monge Guimarães, 102 - Bandeirantes, Cuiabá)

Obs.: Terá Certificado.


SEDE DO SINTEP-VG

Redes Sociais

Sintep VG

SINTEP/VG - Travessa Pedro Pedrossian, n.º 27
Bairro Centro - Aeroporto CEP. 78110-355
Fone 3682.2263
sintepvg@terra.com.br
contato@sintepvg.org

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo