Ultimas Notícias

09/08/2018 12:10

Sintep/MT avança para consolidar curso profissionalizante TDI's

O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) avança na conquista curso de formação profissionalizante voltado para Técnico em Desenvolvimento Infantil (TDI), em parceira com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). O anúncio foi feito durante reunião na última sexta-feira (03.08), no IFMT, para o vice-presidente do sindicato, Valdeir Pereira, com a participação da secretária adjunta de políticas educacionais, Maria Luiza Zanirato, e do secretário adjunto de funcionários, Klébis Marciano Rocha dos Santos.

Segundo o pró-reitor do IFMT, professor Carlos Câmara, a proposta é implantar um curso piloto voltado para TDI’s na modalidade de Educação a Distância (EAD). A formação será específica para a atividade educativa desses profissionais. Estão previstas inicialmente 300 vagas para funcionários/as efetivos/as da rede municipal de quatro municípios: Diamantino, Pedra Preta, São Félix do Araguaia e Sorriso.

Por tratar de Projeto piloto serão priorizados alguns polos em regiões diferentes do Estado devendo ser ampliado posteriormente.  Lembrando que deverá haver contrapartidas dos municípios também para que a formação aconteça.

Para o vice-presidente do Sintep/MT, a meta do sindicato é assegurar o cumprimento do artigo. 61 da Lei de Diretrizes e Bases, que assegura a profissionalização como direito para todos/as os/as funcionários/as da educação. “Nós defendemos e lutamos pela profissionalização por acreditar que todos os espaços da escola são educativos, e todos que atuam nela são educadores”, destacou.
 
Pautas
 
Na oportunidade o Sintep/MT estendeu as pautas cobrando do Instituto a oferta de novas turmas do Profuncionário (curso de profissionalizante para Técnicos e Apoio) bem como, a implantação de cursos Superiores Específicos para Apoio e Técnico Administrativo Educacional.  Sobre o curso de nível médio o IFMT alegou ser de interesse da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) realizar a formação dos novos concursados e os/as funcionários/as efetivos/as, que trabalham nas escolas de educação básica das redes públicas estaduais e municipais, devido a isso não oferecerá o curso.

Sobre a formação de nível superior, o IFMT se mostrou interessado em oferecê-lo, no entanto apenas para Técnicos Administrativo Educacional (TAE). Anunciou ainda a possibilidade de ofertar Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT para os Técnicos Administrativos efetivos das Redes Estadual e Municipal, que estaria sobre a coordenação do Instituto Federal de Espírito Santo. Participaram também da reunião,  a coordenadora Adjunta do Profuncionário, Tatiane Regina Alves da Cunha; e o chefe do Departamento de Educação a Distância, Constantino Dias da Cruz Neto. 
Assessoria/Sintep-MT


SEDE DO SINTEP-VG

Redes Sociais

Sintep VG

SINTEP/VG - Travessa Pedro Pedrossian, n.º 27
Bairro Centro - Aeroporto CEP. 78110-355
Fone 3682.2263
sintepvg@terra.com.br
contato@sintepvg.org

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo